segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Palácio do Marquês de Pombal (2)

Ontem como o dia esteve chuvoso lembrei-me de regressar ao Palácio do Marquês de Pombal para visitar o seu interior que abriu ao público recentemente.  Devo confessar-vos que fiquei deslumbrada com o que vi. Desprovido de mobiliário (peças que se encontram dispersas, uma vez que o Palácio era Quinta de Família)  - relembro que o Palácio foi adquirido pelo Município de Oeiras em 2003/2004  e onde chegou a existir alguns serviços do município -  oferece-nos  um interior precioso onde se destacam pinturas de André Gonçalves e Joana do Salitre, assim como esculturas de Joaquim Machado de Castro. Muito belos são também os azulejos do Séc. XVIII que revestem as salas, escadarias e terraços. Actualmente realizam-se  ali vários eventos culturais.
A capela

A entrada


 O átrio




 Aqui já no interior

 Vista sobre uma parte do jardim




  Capela de Nossa Senhora das Mercês

Escada de acesso ao piso inferior
Hoje dou por terminada a visita;)), mas prometo que farei pelo menos outro "post" que decerto irão apreciar. Vou só deixar  mais um recanto e posteriormente mostrarei  algumas salas com mais detalhas de azulejos e pinturas com relevos nos tectos.

 Entretanto, desejo-vos uma boa semana.
Abraços. Ailime

11 comentários:

  1. Ailime, por fora imponente, lindas fachadas, dentro é como diz, pouco
    mobiliário, mas recheado de memórias e arte, obrigada pela visita guiada,
    beijo amiga e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Oi Ailime...
    Lindo passeio fiz agora com você, querida! Gostei demais de conhecer o interior, com tantos detalhes e belezas...
    O seu gosto nas fotos é revelado! Sempre boas escolhas/bonitos focos!
    Boa noite... Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei amiga e fiquei tão entusiasmada que tenho de o conhecer! Adorei os seus olhares! Bj amigo

    ResponderEliminar
  4. Adorei amiga e fiquei tão entusiasmada que tenho de o conhecer! Adorei os seus olhares! Bj amigo

    ResponderEliminar
  5. É admirável quando se conserva um patrimônio, não? E esse está muito bem conservado! Adorei ter visto, Ailime. As imgens estão lindas! Meu forte abraço!

    ResponderEliminar
  6. Um palácio imponente e de grande beleza, rico nos detalhes e com jardins deslumbrantes, bonito de ver! Lindas fotos, amiga! Muito bom viajar com você!

    Bjs e uma ótima semana! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  7. Que lindo Ailime,realmente é um passeio maravilhoso que você nos convida.
    Adorei.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  8. Olá, queria Ailime
    Gosto de viajar em seus posts pois ganho cultura e beleza aos olhos...
    Muito bom!
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  9. Querida Ailime!
    Esse é, seguramente, um monumento a visitar. As imagens são deslumbrantes.
    Não deixarei de visitar na minha próxima visita ao sul.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma admiração especial por estes azulejos.
    Aqui na Salvador velha temos alguns espalhados contando historias desta relação Brasil?Portugal.
    Lindo demais este monumento.
    Grato sempre por nos levar a passear com este olhar clinico da historia.
    Um abração com carinho Ailime.
    Bju. Que sua semana esteja bela e boa.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma reportagem fotográfica incrível, Ailime!
    Estou deliciada... com a riqueza de detalhes... não conhecia de todo este Palácio... e o que nos mostra... é um puro fascínio!...
    Continuando a apreciar tudo ao pormenor...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.